Menu
Semana 7: “Esperança Indestrutível”
Pr. Natal Gardino – Faculdade Adventista Paraná (FAP)
Não é fácil manter o ânimo e a esperança quando não conseguimos ver o quadro completo da situação pela qual passamos. Nessas horas precisamos nos lembrar do caráter de Deus, e assim – por reconhecer Quem Ele é – nos apegar firmemente às Suas promessas. Desta forma desenvolvemos uma esperança segura, a qual não pode ser destruída pelos crisóis da vida.
Perguntas para Reflexão e Discussão em Grupo
- Por que a compreensão do caráter de Deus nos ajuda a manter a esperança em meio ao crisol?
- Em Habacuque 1:1-4 o profeta reclama para Deus da situação caótica do país e do povo. Então em 1:5-11 Deus lhe responde dizendo que isso iria piorar muito, pois os babilônios ainda atacariam a nação e levariam uma grande parte do povo em cativeiro por 70 anos. Com esse quadro em mente, discuta
- Por que Deus permitiu que isso acontecesse com o Seu povo? (veja Hb 12:7-11)
- Como a atitude de Habacuque relatada em 3:17-19 pode ser a nossa também?
- Leia Jeremias 29:10. De que forma essa promessa deveria encher o povo de esperança apesar de estarem sendo enviados para Babilônia? Como podemos comparar essa situação do povo de Israel com a nossa na atualidade? (R.: Deus estaria com o povo durante o exílio na Babilônia, e lhes prometeu que, no tempo certo, essa situação teria um fim).
- Leia Isaías 41:8-10. Quais são os motivos de esperança nesta passagem? Como essas palavras podem nos ajudar enquanto aguardamos a volta de Jesus?
- Quando Deus apareceu a Jó (cap. 38 em diante), não lhe explicou nada sobre os motivos de seu sofrimento. Apenas lhe revelou Sua gloriosa grandeza. E Jó ficou tão impressionado que não precisou de respostas (42:3,5,6). Por que o conhecimento da majestade de Deus deve ser suficiente para nós quando não sabemos todos os porquês?
- Em quais promessas divinas podemos nos basear para desenvolver uma esperança indestrutível?
- Como podemos ajudar as pessoas que perderam a esperança?