Estágio Pastoral

Os alunos do Salt-FAP são orientados a participar da prática pastoral desde o primeiro semestre do seu primeiro ano de estudos até o último semestre do quarto ano. Durante este período o aluno faz estágio em diferentes departamentos e ministérios de diversas igrejas, a fim de que possa ter uma visão mais ampla do trabalho pastoral. Esta prática pastoral ocorre nas igrejas próximas ao IAP e fica sob a coordenação de um professor designado pelo Colegiado para exercer a função de coordenador de estágios. Estes alunos são avaliados periodicamente pelo professor, bem como pela liderança da igreja na qual ele faz a sua prática pastoral. Para facilitar a atuação do aluno e incentivar a sua disciplina no estágio, o professor entrega ao aluno seu Plano de Ensino contendo todos os detalhes das atividades que ele deve exercer durante o estágio.

Os estágios supervisionados objetivam direcionar o aluno para o cumprimento do conteúdo previsto na estrutura curricular do curso. Segundo o regulamento do SALT, os Estágios Supervisionados são atividades de aprendizagem social, profissional e espiritual, realizadas pelo aluno através da participação em situações reais de vida, desenvolvidas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a supervisão e coordenação do Salt-IAP, sabendo que:

As atividades dos estágios supervisionados não estabelecem qualquer vínculo empregatício com o IAP ou a Entidade Mantenedora;
Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio supervisionado previsto no currículo do respectivo curso, nela se podendo incluir as atividades destinadas ao planejamento, orientação e avaliação;
Os estágios supervisionados são planejados, coordenados e avaliados pela Coordenação de Estágios, em acordo com o NDE e o colegiado do curso.

As disciplinas dessa área promovem a dimensão prática do aprendizado teológico visando o aprimoramento dos conteúdos curriculares em atividades de estágios supervisionados e extensão, além de fomentar assuntos contemporâneos indispensáveis e, por isso, essenciais à formação do egresso.

O objetivo principal da estrutura curricular da Teologia Aplicada é dar uma visão ampla e global ao egresso, da teologia como associada à realidade da sociedade em que vive. Assim, ele poderá desenvolver o seu ministério de forma eficiente neste mundo pós-moderno e globalizado com vistas ao cumprimento da Grande Comissão. O trabalho desenvolvido possibilita e potencializa o exercício das competências, habilidades e funções de pastores, evangelistas, professores, teólogos, capelães, preceptores e missionários.

Coordenação do Estágio de Prática Pastoral

Pr. Marcelo Ferreira Cardoso

Coordenador de Estágio
marcelo.cardoso@iap.org.br

×