(44) 3236-8001

atendimento.iap@educadventista.org.br

Lição Interativa

Pr. Natal Gardino – Faculdade Adventista Paraná (FAP)

Adão e Eva preferiram acreditar mais em um estranho subversivo do que em Deus. Seus argumentos – apesar de irem contra a palavra de Deus – pareciam tão “lógicos” apresentando as coisas como atraentes e desejáveis! Logo os dois se tornaram amigos desse ser revolucionário e caíram em pecado. Mas Deus plantou uma semente de esperança ao colocar no coração deles inimizade contra o maligno. Além disso Ele lhes deu roupas melhores para usarem: vestes de couro em vez de folhas de figueira. Para que isso fosse possível, alguém (um animal inocente) precisou morrer.

Perguntas para Reflexão e Discussão em Grupo
  •  Qual era a intenção de Satanás ao levar nossos primeiros pais a caírem em pecado?
  • Leia Gênesis 3:1-6. Quais foram algumas das estratégias do anjo caído para enganar Eva? Como podemos estar protegidos contra esses enganos?
  • “Então a serpente disse à mulher: ‘É certo que vocês não morrerão’” (Gênesis 3:4; compare com 2:16-17). Por que essa primeira mentira (a de que o ser humano seria naturalmente imortal) conquistou todas as formas de religião de todas as épocas e lugares? Por que esse conceito é tão perigoso? Dê exemplos de passagens bíblicas básicas que testificam contra esse poderoso engano. (R.: Essa teoria apresenta Deus como um torturador insaciável, fazendo com que seja quase impossível amá-Lo; além disso, ela O torna um perpetuador da dor e do sofrimento causados pelo pecado. Ver 1Tm 6:17; Sl 115:17; 146:4; Ec 9:5,6,10; Mt 10:28; Jo 5:28-29; 1Co 15:51-58; etc.)
  • Pense bem: por que as supostas almas de “pessoas mortas”, quando contatadas por médiuns, sempre dizem estar em uma situação de “paz, harmonia e felicidade”, e nunca apontam Jesus como único Salvador e a Bíblia como Palavra de Deus?
  • Veja em Gênesis 3:6 as sensações de Eva em relação ao fruto que Deus havia proibido. Por que a razão humana nem sempre é a maneira mais segura para se avaliar questões espirituais?
  • Eva entrou, por assim dizer, no “terreno encantado do diabo”, e caiu em engano. Quais são alguns dos “terrenos encantados” que atraem as pessoas hoje? Como podemos resistir tal atração?
  • O efeito do pecado foi rápido. Como você imagina que foi o sentimento do primeiro casal ao sentir medo de Deus; ao sentir frio; ao observar as flores murchando, e quando contemplaram o primeiro animal se tornando inanimado por causa da morte?
  • Leia Gênesis 3:15,21. Que esperança Deus trouxe para a humanidade? Qual era o significado das vestes de pele de animal confeccionadas pelo próprio Deus para o casal? (ver Sl 132:9; Is 61:10; 64:6; Ap 19:8)
    Uma das soluções graciosas de Deus foi a de implantar no coração do casal uma inimizade contra satanás. Por que essa intervenção divina foi necessária e como ela funciona ainda hoje? (R.: O Espírito Santo no coração convence do pecado, gera arrependimento e desenvolve repulsa pelas coisas que nos afastam de Deus)
  • Como podemos demonstrar nossa gratidão a Deus por Sua intervenção maravilhosa para nos salvar do pecado através da morte e intercessão de Jesus?
×