(44) 3236-8000

secretariafap@iap.org.br

Conheça 7 áreas de atuação de um pedagogo

Me formei, mas e agora… Quais são as áreas que eu posso atuar na pedagogia?

Se você tem interesse em Pedagogia, mas tem dúvidas em que área atuar. Se você não sabe qual rumo seguir nessa profissão. Se deseja conhecer mais sobre as opções nesse campo de trabalho. Então você chegou no post certo!

Continue por aqui e veja alguns caminhos que você pode trilhar na sua carreira de pedagogo. Entre diversas áreas da pedagogia, destacamos aqui para você, sete delas:

Pedagogia Social

Se você tem interesse em sociologia e em relações estruturais entre as pessoas, provavelmente essa opção vai interessar você. Na pedagogia social esses temas são estudados do ponto de vista pedagógico. A Pedagogia Social é uma área que estuda as questões sociais, tais como região, classe social, etnias etc., para entender como a formação educacional pode ser mais acessiva e inclusiva.

O foco de estudo da Pedagogia Social se volta a inclusão e ao acesso à educação de estudantes que passam por vulnerabilidades.

Empresas de tecnologia

Agora, se você é do tipo que gosta da área de tecnologia, essa aqui com certeza é para você! Você já pensou em atuar como um consultor nesse ramo? Nessa função você prestará consultoria para desenvolvimento de softwares, como jogos virtuais ou programas educativos. Além disso, poderá fazer a assessoria com conteúdos e metodologias pedagógicas adequadas. Você tem também a opção de atuar com a capacitação e treinamento do setor de recursos humanos. Para isso, poderá recorrer a treinamentos, cursos, dinâmicas, palestras, workshops, ensino à distância e até mesmo, a gameficação.

Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar tem o propósito de levar a educação até as crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar à escola por questões de saúde.  Seu objetivo principal é fazer com que esses estudantes não fiquem atrasados em relação aos colegas da sua idade. Como o ambiente hospitalar é muito diferente da sala de aula, esse aprendizado deve ser feito por outros métodos, de preferência, atividades recreativas e lúdicas. O profissional de pedagogia precisa ser multidisciplinar para atuar em determinadas áreas, como no caso da área da pedagogia hospitalar.

Gestão escolar

Quem opta por estudar pedagogia também pode fazer parte da equipe de gestão de instituições de ensino fundamental, ou mesmo, assumir o cargo de direção – Essa possibilidade aumenta para aqueles que possuem especialização nesse segmento. A função do gestor escolar consiste em garantir o sucesso da instituição de ensino. Por isso, seu papel é de assegurar o bom desempenho da escola. É o gestor escolar que desenvolve alternativas tanto para solucionar desafios, como expandir o desenvolvimento acadêmico.

Além das atribuições administrativas e gerenciais, o gestor também exerce outras importantes funções, como otimizar recursos humanos e financeiros. Ele é quem assume a mediação e a coordenação de professores, pais e alunos, durante a elaboração e a execução do projeto político pedagógico.

Educação especial

Já a educação especial é um ramo da educação dirigido a alunos com: transtornos gerais do desenvolvimento; transtorno do espectro autista; uma ou mais deficiências; altas habilidades ou superdotação. 

Se você se identifica com esse campo de atuação, saiba que o mercado atual tem buscado cada vez mais por profissionais habilitados nesta área. Ao contrário do que muitos imaginam, a educação especial não deve ser um espaço à parte nas escolas. Para um melhor desempenho e desenvolvimento de alunos com necessidades especiais, eles precisam estar inseridos em turmas regulares. Assim mesmo, esses estudantes ainda necessitam de um profissional exclusivo para acompanhá-los.

O objetivo central é adequar os métodos de ensino para esses alunos que possuem algum tipo de limitação no processo de aprendizado. Para isso, o professor recorre a técnicas diferenciadas que possibilitem o entendimento do conteúdo.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é a união entre a psicologia e a pedagogia. Sua principal função é entender e identificar as principais dificuldades que interferem na assimilação do conteúdo, essas dificuldades podem ser físicas, sociais, mentais ou emocionais.

Entendo as estruturas psicológicas e identificando o problema, o psicopedagogo pode desenvolver técnicas e métodos para auxiliar no aprendizado de cada caso específico. Esse profissional pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Sala de aula

Apesar dos desafios conhecidos desta área, as salas de aula ainda são uma das principais e mais populares escolhas na pedagogia. Para que você compreenda a dinâmica deste segmento, vamos dividir as salas de aula e a atuação do pedagogo conforme a faixa etária de seus alunos:

Educação infantil: são crianças de 0 a 6 anos, que estão em processo de crescimento. Os principais locais de atuação são as creches e pré-escolas. Para essa fase, o foco do pedagogo é no desenvolvimento da criança. O lúdico entra aqui como uma atividade indispensável e de extrema importância.

Séries iniciais: já nessa fase uma das principais missões do educador é auxiliar na alfabetização. Porém esse também é um período em que o estudante começa a compreender e se interessar pelos aspectos culturais da nossa sociedade. É uma das fases mais importantes e influentes na formação do processo que os prepara para a vida adulta.

Educação de jovens e adultos (EJA): para esse público se faz necessário utilizar dinâmicas e metodologias diferentes das usadas para crianças. O olhar do educador deve ser sensível e atento aos diferentes estágios do conhecimento dessas pessoas, pois na EJA, o pedagogo irá trabalhar com jovens e adultos que já não estão mais em idade escolar.

Bem, essas são apenas algumas das opções que você pode atuar dentro da Pedagogia. Mas como você sabe, para ter êxito nessa profissão é preciso se dedicar aos estudos. Foque nas competências que vão lhe ajudar na sua área de atuação, assim sua conquista será garantida.

Sucesso em sua jornada!

1 comentário em “Conheça 7 áreas de atuação de um pedagogo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×