(44) 3236-8000

secretariafap@iap.org.br

5 características essenciais de um enfermeiro de sucesso.

Cheque suas habilidades e confira se a profissão de enfermagem se encaixa com você?

Comenta-se com frequência que o enfermeiro é aquele que tem a capacidade de lidar com situações tensas e extremas, como por exemplo, a coragem de encarar sangue e tragédias. Nossa, ficou sanguinária essa conversa, hein?! Em compensação, esse profissional também é lembrado como aquele que ama cuidar. Agora o papo ficou mais fofinho, fala aí?!

Mas será mesmo que somente essas características são suficientes para atuar nessa área? Vale ressaltar, que muitos enfermeiros rebatem a crença sobre essa questão “da capacidade de lidar com sangue”. São muitas as histórias de superação no que se refere a esse assunto. O que de fato é enaltecido pela classe, é o gosto por cuidar de pessoas.

Além é claro, das competências técnicas, existem outras habilidades que são fundamentais para os candidatos da área. E você, já parou para pensar quais são as principais características que um bom profissional de enfermagem deve ter?  Borá lá então ver quais são esses atributos que o mercado espera de um enfermeiro!

Senso de empatia

Se você deseja se dedicar a área da saúde a empatia deve ser uma das suas características. Nesse ramo, ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro, é indispensável. Essa é a premissa para se executar com excelência o ofício da enfermagem. Basicamente a junção da empatia e da qualidade técnica garantem o seu destaque nessa carreira.

A empatia é um dos pilares no atendimento humanizado, ou seja, na integralidade do cuidar. Lembrar que os pacientes estão em um momento de fragilidade, faz toda diferença.  Ser empático na relação com os enfermos, seus acompanhantes, assim como com os colegas de equipe, são essencial para esta profissão.

Esse atributo deve ser exercitado diariamente. Aliás, desde os estágios realizados durante a graduação. É fundamental ao profissional da saúde procurar entender a dor do outro. Assim, ele transmite segurança e confiança – o que pode inclusive resultar em reflexos positivos no tratamento e na recuperação do paciente.

Habilidade no trabalho em equipe

Para você que pretende atuar na enfermagem, saiba que trabalhar em equipe é praticamente uma regra. Esta não é uma carreira para solitários que gostam de trabalhar e fazer plantões sozinhos. Afinal, as habilidades de cada área são indispensáveis para o bom resultado do tratamento.

Enfermagem é sinônimo de equipe, de plantões em emergência – de compartilhar conquistas; aprendizados; tristezas e alegrias. Muitas dessas equipes são compostas por auxiliares e técnicos, podendo chegar a ter dezenas de pessoas. E a maior beleza desses grupos consiste em cada indivíduo estar focado no mesmo objetivo: levar saúde e atendimento de excelência para os pacientes e seus acompanhantes.

Por isso, quem cursa enfermagem e deseja atuar tanto em hospitais e clínicas, quanto no atendimento domiciliar, precisa ter ou desenvolver a habilidade de saber opinar junto a um grupo de especialistas. Então, se você gosta de trabalhar em equipe será sempre bem-vindo nesta profissão!

Sabedoria em liderar

Segundo a Wikipédia: “Liderança é uma área de pesquisa e uma habilidade prática que engloba a capacidade de um indivíduo, grupo ou organização de liderar, influenciar ou direcionar outros indivíduos, equipes ou organizações inteiras.” Ufa, deu para sentir a responsa!?

Se você almeja se tornar um enfermeiro de sucesso, vai precisar desenvolver a liderança. O líder na enfermagem é aquele que sabe como delegar melhor as funções sem comprometer a segurança dos pacientes. Ele é quem conhece os pontos fortes e fracos da equipe. É ele quem inspira seu time.

Mas se por acaso você não se julga um líder nato, fique tranquilo. A boa notícia é que você pode desenvolver essa característica durante os trabalhos em grupo na faculdade. Por isso, a importância de um bom curso de enfermagem, esse será o seu melhor investimento. Fato é, liderança é um atributo essencial de um enfermeiro de sucesso!

Proatividade

Proatividade é a atitude de se dedicar antecipadamente ao trabalho ao invés de esperar uma ordem ou solicitação. É sobre aquela pessoa que sempre está disposta e apta a não apenas fazer o que lhe solicitam, mas em ir além. Se trata de estar sempre à frente, se determinando a fazer algo pelo outro.

Para além disso, ser proativo significa ter um enorme diferencial no mercado, é ter a imagem associada a competência profissional. E em um ambiente hospitalar, essa característica é fundamental pois existem muitos imprevistos que acontecem, e a proatividade é indispensável nessas horas.

Preocupação em se manter atualizado

Não tem segredo, quer crescer na carreira de enfermagem? Então se mantenha atualizado! Isso porque as instituições buscam profissionais preparados em relação às novas técnicas, habilidades e equipamentos. Com o surgimento de novas tecnologias na área da saúde, manter-se atualizado é um ponto importante na carreira.

É necessário acompanhar o que está acontecendo na profissão, até para se preparar para novos nichos de mercado que possam surgir. É fundamental aprender técnicas diferenciadas, além de especializar-se em um segmento.  Como você bem sabe, o mercado de trabalho é promissor, mas competitivo. E quem se dedica consegue as melhores vagas.

Por tanto, acompanhar revistas e livros da área. Participar de fóruns e grupos na internet. Frequentar a palestras e outros eventos. Fazer cursos no seu seguimento de interesse. São maneiras eficazes de ampliar suas habilidades. Sem contar a possibilidade de fazer networking e aumentar sua rede de contatos profissional. Certamente esses conhecimentos farão toda diferença em sua carreira!

Uau, quantas virtudes em um só profissional, não é mesmo?! Merece todo reconhecimento e aplauso!

E você, o que achou? Tem as características citadas acima? Ou ficou com o desejo de desenvolver ainda mais essas habilidades? Decidiu se vai cursar enfermagem, se vai continuar nesse caminho? Esperamos que sim!

Até a próxima!

1 comentário em “5 características essenciais de um enfermeiro de sucesso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×