Olimpíadas Escolares no Colégio da FAP: Uma Semana de Integração e Inspiração

53128341016_81432a383b_w

O Colégio da FAP encerrou uma semana repleta de energia e integração, marcando o encerramento das Olimpíadas Escolares do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. O evento ocorreu de 13 a 19 de agosto e trouxe uma emocionante combinação de esportes, conhecimentos acadêmicos e valores fundamentais para os alunos.

Uma Proposta de Educação Integrada

A coordenadora Léia Silva, responsável pelo planejamento da Olimpíada, compartilhou que o evento foi pensado para que ocorresse de forma integrada com uma semana de aulas abrangentes. “A educação foi explorada em sua totalidade, envolvendo aspectos físicos, sociais, espirituais e acadêmicos”, comentou. Cada dia foi meticulosamente planejado, com a abertura sendo uma aula interdisciplinar contando com a presença de 28 ex-participantes das Olimpíadas do Colégio da FAP e os futuros atletas da Educação Básica.

Durante a abertura, a participação dos pais também esteve no foco, com corridas envolvendo a comunidade escolar e promovendo um sentimento de união.

No decorrer da semana a abordagem incluiu uma palestra sobre inclusão, respeito, superação e habilidades. O time de basquete de cadeirantes de Maringá, que inclui quatro membros da seleção brasileira, proporcionou uma aula empática e inspiradora.

Além disso, o Colégio contou com a presença de um atleta de triatlo, que compartilhou sua jornada de nove anos de treino para alcançar a tão sonhada medalha e a classificação na prova do Havaí.

Encerramento Inspirador com Medalhistas paraolímpicas

A culminação das Olimpíadas trouxe um toque de inspiração e superação através da presença das atletas paraolímpicas Beatriz e Débora. As irmãs, que superaram adversidades para se tornarem campeãs mundiais, emocionaram a todos com suas jornadas inspiradoras.

“Me sinto honrada em compartilhar essa experiência. Um dia eu me inspirei em algum atleta e vai saber que amanhã algum deles se inspira em mim para poder continuar no esporte e chegar mais longe do que eu estou chegando”, compartilhou Beatriz. “Eu adorei participar, foi um momento muito mais do que especial. A gente assistiu à final do vôlei e eu fiquei torcendo muito na arquibancada. Esse momento eu não vou esquecer nunca!”, completou sorrindo a irmã, Débora. Elas entregaram as medalhas aos alunos, fechando as Olimpíadas de forma brilhante e memorável.

História de Inspiração: Beatriz e Débora Carneiro – As Gêmeas da Natação

Beatriz e Débora Carneiro, conhecidas como “As Gêmeas da Natação”, nasceram em Maringá e desde os 12 anos dedicaram-se à natação paralímpica na categoria S-14. Suas trajetórias incluem conquistas em competições internacionais como o Mundial de 2017 e os Jogos Parapan-Americanos de 2019, onde Beatriz ganhou uma medalha de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio em 2020. Enfrentando preconceitos e desafios devido à deficiência intelectual, elas se tornaram símbolos de superação e inspiração, encorajando outras jovens a seguir seus sonhos no esporte.

Uma Lição de Empenho e Realização

A mensagem deixada pela professora Léia foi clara: “Podemos ganhar, podemos nos frustrar, mas quando nos engajamos, nos motivamos e nos esforçamos para melhorar, já estamos vencendo.” As Olimpíadas Escolares do Colégio da FAP não apenas celebraram o espírito esportivo, mas também inspiraram todos os participantes a superarem limites e a trilharem o caminho da excelência.