Mulheres que transformam o mundo.

Uma carreira profissional na ONU marcada por sabedoria e fé
Acervo NUCOM (FAP)

Mulheres que transformam o mundo.

Uma carreira profissional na ONU marcada por sabedoria e fé

Uma trajetória marcada por sabedoria e fé, essa foi a ênfase na última quinta-feira (07), no Campus da Faculdade Adventista do Paraná (FAP) que sediou um momento especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, organizado pelo Programa de Apoio Acolhimento e Estímulo à Permanência (PAEEP), em parceria com a Pastoral Universitária e a Ativa Voluntários, trouxe uma convidada singular: Alicia Noeli Escursell, uma mulher de 77 anos com uma trajetória extraordinária.

Alicia, natural de Montevidéu, Uruguai, reside no Brasil há 14 anos. Sua história é marcada por 36 anos de dedicação à Organização das Nações Unidas (ONU), onde atuou como Senior Programme Support Officer, cuidando do aspecto financeiro de operações em países emergentes. Sua atuação estendeu-se por várias agências da ONU, como PNUD, UNESCO, UNICEF, FAO/CEPAL e UNOPS, em mais de 50 países e em todos os continentes.

“Minha área de expertise é principalmente em Administração de Recursos Humanos, Aquisições e Controle e Auditorias Financeiras”, compartilha Alicia. Ela destaca também sua prática espiritual, mencionando que, apesar de dominar vários idiomas, incluindo o inglês, a comunicação com o divino sempre foi essencial em sua jornada profissional.

“Antes das reuniões, eu sempre orava e demonstrava minha fé. Com o tempo, meus colegas se acostumaram com minha prática e sabiam que as reuniões começavam depois do meu momento com Deus”, ressalta Alicia, enfatizando a importância da vida espiritual em sua jornada.

O evento foi uma oportunidade não apenas de homenagear as mulheres, mas também de reconhecer a riqueza de experiências e sabedoria que elas trazem consigo. A presença de Alicia inspirou alunos, professores e membros da comunidade universitária, reforçando a ideia de que o sucesso profissional pode ser alcançado com integridade, dedicação e fé.

Com histórias como a de Alicia, as mulheres continuam a desafiar limites e a inspirar gerações. O evento ressaltou a importância de reconhecer e celebrar as contribuições das mulheres em todos os aspectos da sociedade, e a jornada de Alicia serve como um lembrete inspirador do que é possível alcançar através da determinação e do compromisso com valores.