História da Sede Regional

A história do Salt-FAP tem relação direta com crescimento da IASD no sul do Brasil, e também com o resultado da expansão acadêmica do IAP. No período de 2001 a 2005, a quantidade de membros na DSA da IASD aumentou de aproximadamente 1,9 para 2,6 milhões.
O IAP, que hoje sedia a Faculdade Adventista do Paraná (FAP), foi fundado em 1939 como Colégio Adventista de Butiá e remonta à época da Missão Paraná-Santa Catarina. O colégio foi estabelecido oficialmente em 1940 e estava localizado estrategicamente na cidade de Butiá-PR,  numa região remota bem próxima da divisa entre os dois estados. A partir de 1946 passou a se chamar Educandário Adventista de Butiá, mas devido ao difícil acesso mudou-se para o Bairro de Pinheirinho em Curitiba–PR e o nome foi trocado para Ginásio Adventista do Paraná (GAP). Finalmente em 1964, com a adição do curso de segundo grau técnico passou a chamar-se Instituto Adventista Paranaense (IAP). Ao final de 1973, devido a um processo de desapropriação para construção de um distrito industrial em Curitiba, o IAP mudou-se para uma propriedade rural com mais de 120 alqueires no município de Ivatuba, na região norte do Paraná, a 30 km de Maringá. 

Foi então que em 2004, dos dias 11 a 13 de maio, durante uma fase de crescimento e ajustes administrativos que o IAP recebeu a visita da comissão da Adventist Accrediting Association (AAA). Nos dias 26 e 27 de junho de 2006 houve uma nova visita da comissão de avaliação da AAA. Ainda em sintonia com o crescimento da igreja na USB e DSA e as recomendações da comissão anterior, novamente apontaram a necessidade do fortalecimento do ensino superior. Ao final daquela visita foi feita uma recomendação particular aos administradores do IAP que ao investirem no fortalecimento do ensino superior que iniciassem tal ação com o curso de Teologia. Na época as sedes regionais do Salt-FAP atendiam apenas uma parcela da população de interessados já que estas estavam instaladas em Engenheiro Coelho-SP, dentro da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP), e em Cachoeira-BA no campus do Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE), hoje conhecido como Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). 

Para mais informações sobre a história, assim como narrativas impactantes de pioneirismo sobre o Salt-FAP, consulte o segundo volume da série Ensina (la) Palavra: a formação teológica na Igreja Adventista na América do Sul (Unaspress, 2022), organizada pelos Doutores Alberto Timm e Adolfo Suárez. Esta série resgata a história do ensino teológico adventista na América do Sul.

Venha nos visitar.

Faculdade Adventista do Paraná

×